Ernst Cassirer

Biografia de Ernst Cassirer

Ernst Cassirer (1874-1945) foi um filósofo alemão, considerado um dos mais importantes nomes do Neokantismo - corrente filosófica que se dedica às pesquisas psicológicas, lógicas e morais.

Ernst Cassirer (1874-1945) nasceu em Breslau, Alemanha, no dia 28 de julho de 1874. Filho do empresário judeu Eduard Cassirer e de Jenny Cassirer, por imposição do pai, em 1892, ingressou na Universidade de Direito.

Estudou Filosofia e Literatura na Universidade de Berlim, recebendo o doutorado em 1899. Pertenceu a Escola de Marburg, que buscava o retorno às ideias de Kant, nas áreas da filosofia, da ciência e da teoria do conhecimento. Fez parte do Neokantismo - movimento filosófico que se dedica às pesquisas psicológicas, lógicas e morais, que foram a base para o seu pensamento filosófico e se transformou numa síntese integradora que superou os modelos do pensamento teórico puro da metafísica e do conhecimento empírico da ciência.

A partir de 1919, passou a lecionar filosofia na Universidade de Hamburgo. Entre 1923 e 1929, numa investigação sobre o papel da cultura e a própria definição do homem, escreveu, em três volumes: “Filosofia das Formas Simbólicas”, “A Linguagem e o Mito” e “Indivíduo e Cosmos na Filosofia do Renascimento”.

Em 1929, tornou-se reitor da Universidade de Hamburgo (primeiro judeu a exercer essa função), mas com a ascensão de Hitler ao poder, renunciou o cargo e em 1933 exilou-se na Inglaterra. Entre 1933 e 1934 lecionou como professor visitante na ALL Souls College, em Oxford, Estados Unidos. Em 1935, mudou-se para Gotemburgo, na Suécia, onde assumiu a cadeira de Filosofia na universidade. Em 1939 adquiriu a cidadania sueca.

Em 1941, Ernest Cassirer transferiu-se para os Estados Unidos, onde lecionou na Universidade de Yale, em New Haven e em 1944, lecionou na Universidade de Columbia, em Nova York. Nesse mesmo ano publicou “Um Ensaio sobre o Homem” onde expandiu sua filosofia cultural e uma base antropológica. Esse trabalho concluiu seu projeto de teoria abrangente símbolo da cultura humana e resume o conjunto dos seus pensamentos filosóficos.

Ernst Cassirer faleceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 13 de abril de 1945. Sua obra “O Mito do Estado”, onde apresentou suas reflexões sociais e filosóficas sobre o nazismo, foi publicada postumamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Max Weber

Émile Durkheim

Os homens mais influentes da história